Baia de Cavalo: Dicas e curiosidades
Por madersilva em BaiaA Baia de Cavalo pode ser traduzida como o quarto do cavalo! Todo cavalo merece ter um espaço de descanso que seja seguro e confortável para repor suas energias. Separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a tomar decisões sobre o como fazer esse espaço para seu animal. Mas outros fatores que influenciam são o local de acordo com o clima da região, a raça do seu animal e claro… O orçamento disponível.
Tamanho da Baia de Cavalo
É sempre uma dúvida na hora de construir uma baia, qual é o tamanho ideal para uma baia de cavalo? Bem isso pode variar de acordo com o tamanho do animal, mas é indicado um mínimo de 4x4m para que o animal tenha uma qualidade de vida maior. Afinal a intenção de uma baia não é prender o animal e sim acolher ele.
Veterinários indicam um espaço onde o animal consiga deitar e rolar de um lado para o outro no chão e também tenha como dar volta em si mesmo em círculos.
Piso Para Baia
O piso apesar de não visível é de extrema importância, levando em consideração que os cavalos podem passar grandes períodos dentro de uma baia, é preciso de um piso que consiga suportar a humidade sem deixar de trazer o conforto do animal.
Existem duas categorias de pisos para baia de cavalos: os permeáveis e os impermeáveis.
Os impermeáveis, como borracha, piso natural e concreto, devem levar um sistema de drenagem que consiga retirar a urina do animal de forma que o ambiente não fique úmido. Nesse caso uma inclinação sutil para o escoamento do líquido e drenos são necessários.
Já os permeáveis têm um sistema quase natural de absorção dos líquidos. Recomenda-se camadas como uma base de carvão vegetal (ajuda a evitar mal cheiro) em seguida uma camada de brita, tudo sempre bem compactado para evitar ‘buracos’ que possam prejudicar o animal. Após a brita, vai mais uma camada para finalizar, de terra e areia.
Nos dois ‘métodos’ o que não pode faltar é uma manutenção diária da limpeza do local, para que garantir a saúde do cavalo.
Cama de Baia
As camas de baia são literalmente uma cama para que o animal tenha conforto no local, afinal é um lugar de descanso onde muitas vezes o cavalo vai até mesmo deitar e rola para dar uma relaxada.
E ninguém merece uma cama desconfortável, não é mesmo?
Elas podem ser de maravalha, areia, casca de arroz, bagaço de cana e a tradicional serragem!
No geral o mais importante é manter uma cama seca e limpa.
Cochos de Baia
Eles devem ter aproximadamente 60 centímetros do chão e ter uma profundidade de 20 centímetros, para evitar que o cavalo desperdice o alimento.
Um ponto importante é manter o cocho de comida do lado oposto ao de água, para que o animal não suje essa água com uma frequência maior.
E não se esqueça de trocar a água todos os dias e manter os cochos limpos.
Ventilação e Iluminação
O local escolhido deve ser bem protegido. Mas um fator de extrema importância é pensar na ventilação e iluminação desse ambiente. Recomenda-se um pé direito alto e aberturas para melhor circulação do ar.
Frente de Baia
Como escolher uma frente de baia?
Já podemos adiantar que não pode ser feita de qualquer jeito, afinal tudo precisa estar perfeito para receber o cavalo.
Aqui na Mader Silva temos vários modelos de frente de baias para cavalo. São todos pensados em trazer não somente um visual elegante, mas principalmente em proporcionar ao animal uma segurança e bem-estar.
São produzidas com madeira de lei e ferro metalon, são resistentes e de alta durabilidade, evitando manutenções precoces. E são lindas!
Porta Baia e Janela de Baia
É importante manter o animal com o mundo externo, mesmo que ele esteja dentro de sua baia. As portas e janelas são alternativas para manter esse animal em contato com os outros. Isso proporciona maior qualidade emocional ao animal e para que ele não se sinta ‘preso’.
Aqui na Mader Silva temos Porta Baia com dois segmentos e também Porta Baia de Correr, além de janelas para baia seguras e resistentes para deixar esse ambiente ainda mais aconchegante para o animal.
🤠